[RESENHA]: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares - Ransom Riggs

Título: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares
Autor(a): Ransom Riggs
Editora: Leya
Ano de lançamento: 2012

Sinopse: "Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo por mais impossível que pareça ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias."

Em "O Orfanato" (vou encurtar o nome um pouquinho rsrs) conhecemos Jacob e sua família. Sua  mãe vem de uma família rica, dona de uma rede de supermercados, onde o garoto está estagiando. Jacob já fez de tudo para ser demitido, mas por ser um futuro herdeiro, trabalhar na empresa da família não é uma opção. Seu pai está sempre correndo atrás de um projeto/sonho, mas no fim, todos acabam guardados em alguma gaveta. A pessoa com quem Jacob se dá melhor na família é o seu avô paterno, Abraham, que sempre lhe conta histórias de seu passado, de como ele teve de lutar com "monstros" quando era mais jovem, ou de seus amigos peculiares, que conheceu no Orfanato da Srta. Peregrine. Além das histórias, Abraham mostrava a Jacob fotos um tanto quanto diferentes de seus amigos, como por exemplo crianças levitando, ou em posições perturbadoras.

As histórias sempre soaram meio fantasiosas aos ouvidos de Jacob, e na medida que foi crescendo, foi deixando de acreditar nelas, até que seu pai lhe contou que seu avô era Polonês e que foi parar no orfanato fugido da guerra, e depois, deixou o orfanato para lutar na guerra pelo seu povo. Explicou que Abraham contava historias fantasiosas para mascarar as crueldades da guerra, e que por isso e por outros motivos, pai e filhos não eram muito próximos. Até o dia em que Abraham tem um ataque e começa a afirmar que os monstros estão de volta.

Quando o avô morre, Jacob começa a ter visões e seus pais o fazem consultar um psiquiatra, que o diagnostica com choque pós-traumático. Sentindo falta do avô, Jacob decide viajar até a ilha no País de Gales, para conhecer o orfanato onde seu avô passou a infância e adolescência, conheceu tantos amigos peculiares, e até mesmo entender melhor o avô e suas histórias... E é aqui que a história toma um rumo fantástico, que leva Jacob a questionar a veracidade das histórias do seu avô, e até mesmo, a causa de sua morte.

Eu amei tudo nesse livro! A capa me chamou a atenção logo de cara, dá aquela impressão de livro de terror né? Além disso, o livro é cheio de fotografias de época, que ajudam a narrar a história e deixa a leitura muito mais interessante!

Gostei muito da ideia do enredo de Riggs e a forma como ele construiu a narrativa, com um tom sombrio e deixando a realidade e o fantástico muito próximos. As fotos espalhadas pelo livro – a maioria das crianças peculiares – ajudam a criar essa atmosfera fantasiosa e dão um toque todo pessoal ao livro. Estou super ansiosa para o próximo livro, é um dos meus preferidos, e espero que seja o de vocês também! 
Comentários
7 Comentários

7 comentários :