[RESENHA]: Animais Fantásticos e Onde Habitam - New Scamander (J.K. Rowling)



Título: Animais Fantásticos e Onde HabitamAutor(a): New Scamander (J.K. Rowling)Editora: RoccoAno de lançamento: 2001Compre Aqui: Animais Fantásticos - Submarino
Sinopse: "Existe um exemplar de Animais fantásticos e onde habitam praticamente em todas as casas bruxas no país. Agora, apenas por um período limitado, os trouxas também terão uma chance de descobrir onde um quintaped (quintípede) habita, o que o puffskein (pufoso) come e por que é melhor não deixar uma vasilha de leite à porta da casa para um knarl (ouriço)."





Quem aí é fã de Harry Potter? Leu os livros, viu os filmes? Eu sou o tipo de fã que fez as duas coisas, e posso dizer que foram várias e várias vezes... Por isso, quando soube que iriam lançar alguns livros Spin Offs da série, fui correndo adquirir os meus!

Animais Fantásticos e onde habitam não é um livro de histórias; não tem personagens, e nem nada parecido. É um livro didático usado pelos alunos de Hogwarts, na disciplina Trato das Criaturas Mágicas, e contém informações sobre os vários seres mágicos que podem ser encontrados, além da forma de criação, cuidados, e nível de periculosidade.

O livro foi escrito por New Scamander, um grande pesquisador da área, nascido em 1987. Como é um livro bruxo, disponibilizado para o povo “trouxa”, vê-se que na capa o nome do autor pertence a esse personagem, e não há J. K. Rowling. O livro é dividido em cinco partes: Sobre o Autor, Introdução de Alvo Dumbledore, Introdução de New Scamander, Classificação do Ministério da Magia e Um Glossários dos Animais Fantásticos.

É exatamente o que promete ser, um livro didático com informações dos animais. O interessante do livro é que a edição é uma compilação do que seria o livro do Harry, e por isso é cheio de anotações, desenhos e provocações de Harry, Rony e Hermione.  



Achei uma leitura cansativa, a falta de uma narrativa, de uma “história” para acompanhar, me desanimou um pouco, e o fato de eu não ser muito fã de Spin Off ajudou. Também acredito que poderia ter mais ilustrações dos animais, apesar de que, certas coisas descritas são difíceis até de imaginar. Mesmo assim, acredito que serviu ao seu propósito, e de uma boa base para o filme, que tem previsão de lançamento aqui no Brasil para 17 de novembro de 2016. Se você ainda não viu o trailer, veja aqui.

Fato importante que vale ressaltar, é que a renda arrecadada com a venda do livro (e também dos livros “Quadribol Através dos Séculos” e “Os Contos de Beedle, O Bardo”) foi destinada a Comic Relief, e por isso foram publicados com mão-de-obra e materiais mais baratos.

O que é  Comic Relief?
Fundada em 1985 pelo escritor de comédias Richard Curtis, a organização surgiu para ajudar a combater a fome na Etiópia. Hoje angaria fundos para países africanos e para lutar contra a pobreza no Reino Unido. A ideia do Comic Relief veio do conhecido Jane Tewson, então presidente da British NGO Charity Projects. Inicialmente os fundos eram levantados de eventos ao vivo, sendo que o mais notável era uma comédia no Shaftesbury em Londres, que foi à televisão em 1986. 
Um princípio fundamental do trabalho da Comic Relief é o 'Golden Pound Principle' (Princípio da Libra de Ouro), no qual toda e qualquer libra é gasta em projetos de caridade. Todos os outros gastos, como salário dos membros, são cobertos por patrocinadores ou por juros adquiridos enquanto o dinheiro espera para ser direcionado aos projetos.


É uma leitura interessante para todos os fãs de Harry Potter que desejam matar um pouquinho a saudade da série, e conhecer mais esse universo maravilhoso criado pela J. K. E mesmo para aqueles que não são tão familiarizados com a história, é interessante pelo conhecimento, e pela ajuda a Comic Relief.

Bem pessoal, espero que tenham gostado!
Beijos e até a próxima.


Comentários
21 Comentários

21 comentários :

  1. Sou uma fã, mas não tão desesperada quanto fãs fãs mesmo, sabe? Sou apaixonada pela história, porque marcou minha vida, está em mim. <3 Morro de vontade de ler esses livros extras! =O
    Seguindo o blog!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Harry Potter também está em mim desde sempre, e tento ser a fã mais participativa possível haha. Eu e esse livro não nos demos muito bem, mas mesmo assim fiz questão de ler até o final, e farei isso com tudo que for lançado relacionado a esse universo tão lindo! ♥

      Beijos!

      Excluir
  2. Realmente é uma leitura para matar as saudades... estou louca para ler!!!

    ❥Blog: www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Realmente foi bem nostálgico, ler as anotações dos personagens foi a melhor parte de todas haha

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Ana, tudo bem?

    Dentre os livros do universo HP que foram lançados aquele que eu mais tenho vontade de ler são Os Contos de Beedle, o Bardo. Acho que a falta de uma narrativa também me cansaria, mas é um bom exemplar para completar a coleção, né?
    Essas anotações do trio ternura são ótimas! hahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires! "Os Contos de Beedle" é muito bom, li ele assim que eu comprei. Na época, vendiam o pacote com ele, "Animais Fantásticos" e "Quadribol Através dos Séculos", e ele foi o único que li imediatamente. É maravilhoso ler O Conto dos Três Irmãos, e impossível não lembrar da Hermione contando a história, no filme... é de arrepiar haha

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Anaaaa!
    Bom, eu adorooo Harry Potter mas confesso que não sou muito ligada nos Spin-off, massssssss se for ajudar uma boa causa acho que vale né?! haha
    Eu acredito que nas telinhas ela deva ficar fantástica. Agora é esperar hhah.

    Um beijooo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma! Também não sou muito fã de Spin-Off, mas a causa vale né? E aumenta a coleção também haha. Quero muito ver a adaptação nos cinemas, ansiedade aqui está a mil!

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Como sou potterhead assumida, eu amei do começo ao fim esse livro. Li em algumas horas e acho que por isso não achei cansativo.
    Não vejo a hora de lançar o filme, meu coração não aguenta mais esperar.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, tudo bem? Também estou muito ansiosa para esse filme! Minhas expectativas estão bem altas, o trailer ficou maravilhoso, e vai dar pra matar um pouquinho a saudade né?

      Beijos!

      Excluir
  6. Oiieee

    Confesso que ainda não li os livros de Harry Potter (sim, uma vergonha!), mas assisti à todos os filmes...
    Tenho curiosidade por conferir a adaptação também deste spin-off, e quem sabe mais adiante eu leia essa série maravilhosa

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice! Ter visto os filmes já é um bom começo haha
      Leia os livros, são muito bons :) Essa adaptação tem tudo para
      ser maravilhosa, e não vejo a hora de vê-la nas telonas!

      Beijos!

      Excluir
  7. Oie Anna!
    Já vi todos filmes de HP e até hj não li os livros, mas morro de vontade de ler, mas quero a experiencia de ter todos os livros e ir conhecendo bem o universo.

    Parabéns pela resenha

    XoXo

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janiele!
      Os filmes são muitos bons, uma das poucas adaptações que gostei de verdade.
      Os livros são melhores ainda, leia sim, J.K. criou um universo maravilhoso!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha :)

      Beijos!

      Excluir
  8. Olá!!
    Primeiramente... que layout é esse? LINDO DEMAIS!!! ADOREI <3
    Infelizmente não gosto muito de Harry Potter, mas a sua resenha ficou incrível!!

    Beijão e bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sério que não gosta de Harry? Ai eu amo desde pequena haha
      E fico muito feliz que tenha gostado do layout novo, foi a primeira a ver ele instalado <3 Que bom que gostou da resenha :)

      Beijos!

      Excluir
  9. Nunca li nada da J.k...
    Sempre quis ler Harry, mas estou adiando a anos, por fim comprei morte súbita que está igualmente esquecido na estante. Acredito que tudo tem o seu tempo e quando chegar minha hora de ler os livros da autora, vou desfrutar ao máximo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Delmara! Olha, Morte Súbita e Harry são completamente diferentes viu? Eu amo todos os livros de Harry, mas já abandonei Morte Súbita duas vezes, também acho que não foi o momento certo para a leitura, mas ainda não desisti!

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi Ana!
    Por mais que eu seja fã de HP não sou muito fã de spin-offs.Comprei o Quadribol Através dos Séculos e gente como demorei na leitura,muto arrastada mesmo.Pra quem curte spin-off vale a pena.Agora pretendo sim ver o filme porque o trailer tá maravilhoso!!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio! Minha situação foi a mesma viu? Amo de paixão HP, mas não dou certo com Spin-offs mesmo, e com Animais Fantásticos não foi diferente. Tenho o Quadribol aqui também, e acredito que vou demorar em mais essa leitura. Agora estou ansiosa para a adaptação, tem tudo para ser maravilhosa! <3

      Beijos!

      Excluir
  11. Eu amo os livros de JK Rowling, gosto muito do Animais Fantásticos e Onde Habitam , conhecia o livro, eu li faz muito tempo e é um dos meus preferidos. O filme Animais Fantásticos e Onde Habitam é um dos meus preferidos. Li o livro em que esta baseada faz alguns anos e foi uma das melhores leituras até hoje.

    ResponderExcluir