[RESENHA]: Surpreedente! - Maurício Gomyde

Título: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Páginas: 272
Editora: Intrínseca

Sinopse: “Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.”

Sim meus amigos, cá estou eu novamente falando sobre Surpreendente!, e como ele se tornou um dos meus livros preferidos da vida. Confesso que ele nunca havia chamado a minha atenção; confesso que só comprei porque todo mundo falava sobre ele; confesso que não tinha nenhuma expectativa quanto a esse livro; confesso que não podia estar mais enganada quanto a uma obra.

Surpreendente! é um livro sobre superação, amizade, família, valor. Desperta um milhão de emoções, e a cada página me surpreendia mais com a sensibilidade do Maurício Gomyde, e sua capacidade de escrever uma história com tanto sentimento, de uma forma tão simples e ao  mesmo tempo tão emocionante.  
"- Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um momento inesquecível? "
 Pedro é um rapaz de 25 anos, recém formado em audiovisual, cheio de planos e expectativas. Reflete bem a “geração dos 20” de hoje (a qual eu me identifico muito), imediatista, sonhador, com uma necessidade cada vez maior de independência e realização. Quando muitas coisas em sua vida dão erradas e Pedro recebe notícias que não espera, decide partir em busca de respostas para todas as suas dúvidas, e no caminho, descobre muito mais do que esperava.


Junto à Fit, Mayla e Cristal, formam um quarteto pronto para várias aventuras, onde o laço de amizade se consolida cada vez mais ao longo da jornada, que é repleta de emoção, revelações, autoconhecimento e muito amadurecimento, principalmente por parte do Pedro.

A roadtrip feita pelos amigos é cheia de momentos significativos e emocionantes, chorei em algumas cenas, sorri muito em outras, e fiquei com uma sensação enorme de “querer fazer parte daquilo”. O companheirismo dos quatro é maravilhoso, e a forma como Fit, Mayla e Cristal estão sempre dispostos a realizar as ideias mirabolantes de Pedro, pelo bem do amigo, é tocante.

Um dos pontos que mais me agradou no livro, foi como Maurício Gomyde trabalhou os laços familiares e de amizade. A reunião de família da Cristal, o drama vivido pelos pais de Pedro, a relação de Pedro com a sua avó, são todos laços muito reais e fáceis de identificar. Assim como as situações vividas entre os quatro amigos, relacionamentos amorosos, o “nascer e florescer” dos sentimentos. É tudo muito humano, real, em vários momentos eu me lembrei de situações da minha família, pensei “eu já passei por isso!”, senti a raiva dos personagens, seu pesar, sua dor, alegria e amor.  

“- Porque somos seus amigos. E se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena…”
A sétima arte é parte integrante do livro. Filmes, trilhas sonoras, cenas icônicas: tudo tem uma razão de ser e de estar na trama e fazem toda a diferença na hora de contextualizar o leitor. Ao longo de todo o livro são feitas referências aos clássicos do cinema, cenas marcantes, atores, diretores, trilhas sonoras... e tudo isso aumenta a “magia” do livro. Fiz uma lista (bem grande) de todos os filmes citados que eu ainda não conheço, para assistir posteriormente.

Além de todas as coisas maravilhosas que já citei acima (eu sei que foram muitas) o livro ainda é repleto de frases maravilhosas, cheias de significado, com as quais também me identifiquei em vários momentos. A edição está maravilhosa, com uma diagramação linda de ver.


“A vida é como um jogo da velha. Quando os jogadores aprendem seus segredos, o resultado dá sempre velha.”
"(...) O bom da vida está justamente nas buscas que a gente empreende ao longo dela. Afinal de contas, a própria vida é uma busca."
“Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada”.

“Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos […]”.

Deixo aqui para vocês o hotsite do livro, feito pela intrínseca, que contém, além de informações sobre o livro e o autor, algumas indicações de filmes citados, cenas, e uma playlist maravilhosa! (Clique Aqui). E super recomendo pessoal, leiam Surpreendente! É uma leitura maravilhosa, enriquecedora, que tenho certeza que todos vocês irão gostar! 

Confiram o BookTrailer do livro:



Bem pessoal, espero que tenham gostado da minha longa resenha haha.
Beijos e até a próxima!
Comentários
12 Comentários

12 comentários :

  1. Respostas
    1. Oii Gui, muito bom te ter aqui! E o livro é maravilhoso sim!

      Excluir
  2. I liked the An review. I am interested in this article, it since the publisher announced it would publish around the world

    Regards, Golf in Cambodia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks for visiting the blog! And I'm glad you enjoyed the review!

      Excluir
  3. Oie Ana =)


    Leio ótimas resenhas de Surpreendente, mas ainda não tive a oportunidade de ler essa obra do Mauricio.

    Gosto bastante do estilo de narrativa do autor e pretendo ler esse livro em breve.


    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane! Leia sim, me encantei com a escrita do Maurício e sua narrativa, a história é maravilhosa! <3

      Excluir
  4. Olá, tudo bom? Confesso que não gosto muito de livro assim, mas já vi várias resenhas positivas desse e estou começando a ficar tentada a lê-lo hahaha Vou colocar ele na minha lista ^^

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah! Eu entendo, tive uma certa dificuldade para pegar um ritmo bacana com esse livro, mas quando fluiu, foi maravilhoso! Espero que você leia e goste!

      Excluir
  5. Oi, Ana. Tudo bom?
    Eu já li varias resenhas sobre este livro, mas infelizmente até hoje nenhuma realmente me despertou curiosidade. Sei que o autor é bem querido pelos leitores e ainda pretendo ler algo dele.
    Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silviane, tudo bem? Que pena que Surpreendente! ainda não chamou a sua atenção, mas quem sabe um dia né? Eu gostei muito e super recomendo :)

      Excluir
  6. Olá minha amiga, tudo bem?

    Pensa na minha felicidade, quando em alguns dias próximos do meu aniversário, eu recebo uma cartinha sua? Palavras não podem expressar o meu agradecimento por você ter se lembrado de mim. Obrigada por ser essa amiga atenciosa e carinhosa que você é! Fiquei emocionada <3

    Não tem como não querer ler esse livro, depois de sua resenha! O último livro de roadtrip que eu li foi Um mais um da Jojo Moyes, que me deixou várias lições.
    Já sei que eu vou amar as frases lindas desse livro e as suas referências.
    Adorei a resenha <3

    Beijo grande amiga!
    https://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii amiga! Ai fico feliz que você tenha gostado da carta, estava na torcida para que ela chegasse antes do seu aniversário :)
      Surpreendente! é um livro maravilhoso, que mexeu muito comigo e me deixou várias lições. Ainda não li nenhum da Jojo, mas quero muito!
      Beijos!

      Excluir