[RESENHA]: Crônicas do Mundo Emerso 1,2 e 3 - Licia Troisi

Título: Crônicas do Mundo Emerso: 1,2 e 3
Autor: Licia Troisi
Editora: Rocco
Páginas: vol1: 318 / vol2: 334 / vol3: 423 

Sinopse vol1:  Criada por um armeiro e envolta pelo mistério de nunca ter conhecido sua mãe, Nihal vive na Terra do Vento e passa seus dias brincando de fazer guerra com um grupo de amigos. A vida da jovem muda quando a torre onde vive é invadida e ela presencia a morte de Livon, o homem que a criou e que tanto amou. Disposta a vingar o extermínio de seu povo e a proteger os inocentes das tropas do tirano, Nihal decide tornar-se uma guerreira de verdade. 


 Sinopse vol2: Não resta muito tempo para salvar o Mundo Emerso do avanço do Tirano e de seu exército de monstros criados através de magia. Cada vez mais novas cidades são conquistadas pelo inimigo. As Terras Livres estão sendo rapidamente vencidas. O medo e a incerteza dominam os corações de todos.






Sinopse vol3: Enquanto o exército das Terras ainda livres do poder do Tirano é aniquilado pelo avanço das tropas inimigas e pelas assustadoras unidades formadas por fantasmas, Nihal, semi-elfo do Mundo Emerso, viaja e companhia do mago Senar para cumprir uma missão desesperada: recuperar as oito pedras de um talismã cujo poder infinito pôr finalmente termo à guerra. Cada uma das oito Terras do Mundo Emerso guarda um santuário perdido uma das pedras dedicadas aos Espíritos da natureza: Água, Luz, Mar, Tempo, Fogo, Terra, Escuridão e Ar. Se Nihal conseguir encontrar os oitos santuários e juntar as pedras do talismã poderá reunir as forças de todos os espíritos e tornar nula qualquer outra forma de magia, inclusive as terríveis armas do Tirano. 

Olá amores! Demorei, mas cheguei! HAHA

Minha primeira resenha aqui no entre páginas, estou muitíssimo empolgada para compartilhar essa história maravilhosa que eu estou simplesmente A-PAI-XO-NA-DA!

Vou passar pra vocês minha impressão e experiência sobre os livros e o que absorvi com cada personagem, pois a intenção é instigar vocês a conhecer e a ler, e não a dar Spoiller! rsrs

As crônicas do mundo emerso são do tipo de história que faz com que você sinta a emoção de lê-la a cada virada de página. Traz a sensação de viajar em um mundo singular e repleto de fantasia e seres interessantíssimos descritos pela autora em cada linha. 
A forma de escrita da autora e bem sucinta  e simples, descreve seus ambientes de forma a deixar que o leitor arquitete todo o conjunto a seu modo.
As terras mágicas que percorremos me deixaram deslumbrada com a sua riqueza de detalhes e individualidade. Cada terra é representada por um elemento da natureza e que em dado momento, seus espíritos se uniram para a salvação do mundo (não resisti, rsrs).  São elas:

Terra do Sol
Terra da Noite
Terra do Fogo
Terra da Água
Terra do Mar
Terra dos Dias
Terra dos Rochedos
Terra do Vento
Grande Terra.

E não poderia esquecer também do Mundo Submerso, onde conhecemos Zalênia, uma cidade de baixo da água com sua estrutura e porte físico imensuravelmente belo. Confesso que foi deslumbrante ler sobre ela e imaginar como tudo aquilo deveria ser majestoso visto aos olhos.
O mal é descrito como Tirano, um ser maléfico e traiçoeiro que anseia pela regência do mundo emerso e Submerso e que, para isso , destrói sem clemencia tudo que encontra pela frente.  Seus súditos são dentre os mais destacados na história os “Fâmins”.
Conhecemos durante nossa viagem pelo Mundo Emerso, vários personagens memoráveis, entretanto vou destacar três não pela sua importância, mas pela emoção que vivi ao conhecer e acompanhar o desenrolar da trama de cada um deles durante os livros.

A primeira personagem da minha lista é a Nihal da terra do Vento galera!

 Uma garota de orelhas pontudas, cabelos azuis e olhos violeta, e o seu maior desejo era se tornar uma grande guerreira.  Nossa protagonista acima de qualquer coisa, se mostrou um exemplo de determinação e coragem do inicio ao fim.
Algumas pessoas que resenharam sobre a trilogia tiveram uma visão diferente da personalidade da Nihal, considerando-a um pouco exigente demais, mimada, e que as suas vontades vinham em primeiro lugar. Entretanto é necessário considerar que a menina tinha 15 anos de idade, seu desenvolvimento foi em meio a guerras e desordem onde não se tinha espaço para aprender as virtudes feministas e regras de boa convivência.  O caráter de Nihal foi maldado em meio ao calor das espadas, e isso logicamente, influenciou diretamente na sua personalidade.
Em vários momentos ela prova que apesar de deixar a desejar nesses quesitos, sua coragem e amizade se sobressaem não apenas por ela, mas por seus amigos também. 

Aprendemos com Nihal, a não desistir de nossos objetivos por mais difíceis e inalcançáveis que eles possam ser. Aprendemos a erguer a cabeça em meio às dificuldades, a lutar por aquilo que acreditamos e não deixar que as frustrações nos abalem.


A segunda personagem que eu escolhi foi o Laio.

Como esse garoto conquistou meu coração. Haha
O menino míudo, o aluno mais fraco da turma, era um designado a se tornar um cavaleiro de dragão pelo seu pai Pewar um general, entretanto ele não tinha a menor vocação pra isso, seu verdadeiro talento era ser escudeiro.  Nihal fez amizade com o menino na academia de cavaleiros e desde esse momento em diante não se separaram mais.
Laio sempre foi um amigo fiel e dedicado, superou todas as dificuldades que lhe fora acometidas durante sua trajetória, acompanhamos sua transição de menino para homem com um conjunto incrível de motivações. E seu final na história me fez chorar (literalmente chorar, e dentro do metrô ainda! haha) .
Pra mim foi a lição da lealdade e companheirismo mais marcante durante toda a trama.

E o terceiro personagem que não poderia deixar de citar é o nosso mestre e amigo Ido, o único representante do povo dos gnomos na Ordem dos Cavaleiros de Dragão.
Mestre de Nihal, Ido foi responsável por seu treinamento quanto a sua postura e ética durante as batalhas. Ido ensinou Nihal a controlar suas emoções, a ser calculista e agir com cautela e raciocínio. Foi quem a amparou nas suas decisões e a ajudou a superar suas dificuldades, apesar de seu passado carregar um segredo inimaginável e obscuro.


A lição que mais me marcou em Ido, foi a capacidade de superação. 
Ele passa por cima de toda a penumbra que cercava seu passado, a fim de se tornar alguém melhor, que luta pelo bem do povo, que clama pela liberdade e apoia os menos favorecidos.  Ido nos mostrou que independente de nossas escolhas mal feitas e arregradas de infelicidade, nunca é tarde demais para se arrepender e recomeçar. Todos merecem uma segunda chance... Todos merecem um recomeço.

Espero que essa resenha tenham motivado vocês a ler as Crônicas do Mundo Emerso, de fato merece muuuuuito nosso tempo e dedicação. Entrou na minha lista de séries favoritas e não foi atoa.

Um forte abraço a todos os leitores do Entre Páginas, e até a próxima resenha!

Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Que isso heein gataa.. arrasou, deu ate vontade de ler esses livros, bem que eu poderia ganhar ne kkkkkkkkkk.. mas adorei a explicação. . Continue assim arrasando. 3bjos

    ResponderExcluir
  2. Oiiieee

    Faz tempo que me recomendam essa autora, achei a história super interessante, e as capas tb são lindas.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante,me lembrou muito os instrumentos mortais e os personagens tem uma pegada meio anime,gostei

    ResponderExcluir