[RESENHA]: Saga Encantadas - Sarah Pinborough


Título: Saga Encantadas
Autor: Sarah Pinborough
Editora: Única
Compare e compre: Submarino




Sinopse: Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Feliz para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também tem problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas eles seriam tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitos será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia. 
Sinopse: Você está lembrado da historia da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Pois então esqueça essa história, pois na releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece.Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela ira ganhar aliados peculiares para ser realizado. Entretanto, não será fácil: ela não é a escolha da família para o casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favor em troca da transformação de Cinderela. Enquanto isso, Lilith não está satisfeita com os acontecimentos mais recentes e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer seus desejos. Feitiço é o segundo livro da trilogia que se inicia com Veneno, que é um best-seller inglês que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com uma personalidade forte, uma queda por aventuras e uma sena por confusões. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles!
Sinopse: Acordar uma princesa pode ser letal! Quando um príncipe mimado é enviado pelo seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Com Petra, uma jovem que tem uma ligação muito forte com a floresta e com o sóbrio e sagaz Caçador em sua companhia o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia. Os seres vivos foram cercados pela densa mata e estão dormindo, em um sono pesado demais, que por sua vez só poderia vir da magia. Mas que tipo de bruxaria assolaria uma cidade inteira e seus respectivos habitantes? E, principalmente, que m faria mal a uma jovem, tão boa e tão bela rainha? A não ser, claro, que os olhos não percebam o que um coração cruel pode esconde… Poder é o terceiro livro da saga Encantadas, e traz como história o conto da Bela Adormecida. Entretanto, esqueça os clichês tradicionais e se entregue a uma nova visão dos contos de fada, em que heróis e anti-heróis precisam se unir para não parecerem à beleza superficial de princesas e rainhas egocêntricas e aos príncipes em busca de aventura.


Olá meus queridos leitores do Entre Páginas, tudo bom com vocês?

Enfim depois de muito tempo estou retomando minha rotina de postagens, e pra comemorar essa volta, eu trouxe pra vocês a resenha de uma saga que eu li no final do ano passado mais ou menos por volta de outubro, chamada " Encantadas"...

Muita gente aqui já deve ter lido, ou se não leu ainda, pelo menos já deve ter ouvido falar, pois se tornou popular devido à semelhança com a série Once Upon a Time

Pessoalmente também notei uma forte comparação com o filme "Caminhos da Floresta" do diretor Rob Marshall, devido a relação com várias histórias do mundo encantado em uma só, entretanto com uma pegada menos erótica rsrs.


Sim meu povo eu disse erótica...
A saga tem toda uma pegada cinquenta tons de cinza,
e por esse motivo talvez não seja a melhor indicação para crianças.

Mas vamos ao que interessa...

A saga e composta por 3 livros: 

1º - Veneno
2º - Feitiço 
3º - Poder



O primeiro livro, VENENO, retrata a história da Branca de Neve, onde diferente da imagem de princesa encantada que conhecemos na nossa infância, a nossa "princesa" nessa adaptação é conhecida por ser uma menina rebelde, extravagante, impulsiva, desvirtuada e totalmente desprovida dos bons modos que esperamos de uma bela recatada do lar.
Para se ter uma ideia, a linda dama usa calça jeans de montaria e uma camiseta surrada o tempo todo! rsrs
Mas, apesar dessa impactante personalidade da Branca, ela não deixa de ser ainda a linda e bela musa dos anões e de todo o reino. Todos ainda são apaixonados por ela e por seu jeito bondoso e alegre de ser.

Branca de Neve, a rainha de seus corações.
A garota que podia conquistá-los com algo tão simples quanto uma maça...(Veneno - pág 13)

Em contrapartida a madrasta, nessa nova versão, e uma mulher educada, extremamente forte e determinada e tenta passar para Branca os ensinamentos que recebeu de sua vó quando mais nova, a como se portar e agir como uma princesa.

Os olhos da cidade abaixo se esforçavam para vê-la. Esperavam que ela chorasse, mostrasse alguma emoção por trás da beleza de gelo, mas ela não lhe daria esse gosto.Era uma rainha... (Veneno - pág 12)
Várias tramas são repassadas, muitas delas já dentro do contexto esperado como a encomenda da morte de Branca de Neve, porém de uma forma inusitada e nada puritana, além de participações especiais de personagens conhecidos marcam presença na história ao longo do livro, que com certeza vão deixar todos surpreendidos. 

INFELIZMENTE não posso contar absolutamente nada além daqui sem dar spoiller por isso vou me conter e aguardar que vocês leiam e venham nos contar o que acharam.

Mas uma coisa eu posso adiantar... o final... 

Ela podia não ter o amor deles...                                                     Mas teria seu medo. (Veneno - pág 19)

GENTE! O FINAL... Confesso que me pegou de surpresa, por aquele final eu não esperava nunca,
e olha que sou muito boa em prever esse tipo de coisa, mas dessa vez me pegaram, fiquei boquiaberta!

O segundo livro, FEITIÇO conta a história da Cinderela, nessa adaptação a princesa mora com a madrasta o pai (sim, o pai não está morto) e apenas uma das duas filhas da madrasta. 
A outra filha já e casada com um marido nobre. Todas as aflições já conhecidas na história da Cinderela são vividas também nessa adaptação, e claro, que as bênçãos não poderiam ser diferentes. Portanto, a fada madrinha também está presente. Só que a fada madrinha nesse caso, não é tão madrinha assim. Em troca do desejo de Cinderela realizado ela pede algo...  E esse desejo se torna o pior pesadelo que Cinderela poderia desejar. A partir dai a trama e desenrolada fazendo referências ao primeiro livro, e claro sempre surpreendendo com seus desfechos promíscuos e inesperados.

- Mas me diga... - Ele se apoiou contra a parede daquele jeito relaxado.-Você não desconfiou nem por um momento de que um homem tem de ser muito tolo e egocêntrico para reconhecer a mulher que diz amar apenas porque o pé dela se encaixa num sapato? (Feitiço - pág 75)



A mensagem mais marcante que o livro #2 trás pra gente é, cuidado com o que você deseja... 
Às vezes o preço a se pagar e alto demais.


E finalmente, o terceiro livro PODER, que marquei como o meu favorito dos três, faz adaptação à história da Bela Adormecida, e eu simplesmente morri de amores por essa Bela porque ela tem uma pegada meio alá Coringa tipo, muito louca kkkk . O último livro trás várias participações especiais, como a Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho e a mais fantástica analogia de todos os tempos com "a Bela e a Fera" que não posso dizer qual é porque seria tipo muito muito muito spoiller e estragaria todo o segredo, então vou deixar vocês na curiosidade mesmo. kkkkk

Não acho que você devia tocá-la desse jeito - disse Petra enquanto entregava um pequeno frasco do antisséptico natural de sua avó ao caçador. - Ela está dormindo. Você não pode sair por aí tocando garotas enquanto dormem. (Poder - pág 61)

E importante dizer que a saga e muito complexa do ponto de vista cronológico...

Então é bom prestar bastante atenção para não ficar perdido e entender direitinho onde as coisas se relacionam.

Minha conclusão geral dessa saga é que ela realmente é maravilhosa, pois eu adoro essas adaptações de contos de fadas, e acho mega interessante a gente conhecer essas novas versões que quebram um pouco o tabu e o paradigma que carregamos desde criança como referência. 

Com certeza o slogan da saga faz jus ao seu conteúdo:

Repense seus vilões...

Espero que tenham gostado, e que essa resenha faça com que sintam
curiosidade em ler e fazer parte desse mundo "encantado" das nossas 
princesas.

Até a nossa próxima resenha!  
Comentários
9 Comentários

9 comentários :

  1. Oi, Tiza!
    Eu já muitos comentários diferentes sobre essa saga, mas como eu curto releituras, vou dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tiza!
    Eu li dos dois primeiros livros da trilogia, cheia de expectativas. Mas, ao contrário de você, não consegui gostar nem um pouco...

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu. Só gostei das capas. Esperava mais. E estão quebrando tabu a força e tudo que é a força não me agrada. Mas sua resenha tá legal.

      Excluir
  3. Olá! tudo bem?
    comecei a ver once upon a time há pouco tempo e já estou adorando, o que me faz ficar super com vontade de ler esses livros! já vi muita gente falando, já fiquei tentada a comprar na livraria e tudo hehe
    mas que resenha completa! fiquei com mais vontade de ler! adoro essas versões assim! :)
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Preciso ler isso, achei muito criativa essa história de adaptar contos antigos ao quase 50 tons de cinza hahaha!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  5. ai que arraso essa coleção, de verdade!! estou doida pra ler e procurarei nem que seja em pdf hahahahahaha <3

    Um beijo muuuito grandel!
    Blog: Vish, amiga!
    NOVO: youtube!

    ResponderExcluir
  6. Oi!! Eu tenho o livro Vingança, e até tinha gostado do começo da leitura mas fiquei com um pé atrás quando eu vi as cenas "mais quentes". Acho que eu ainda estava acostumada com os clássicos da Disney e fiquei meio chocada e ver uma pegada mais adulta na história. Fora isso, quero muito ler ela esse ano.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  7. Olá Tiza, amei sua resenha 💖
    Acabei de ler "Veneno", e preciso saber, por favor... O final foi aquele mesmo, ou os outros livros se complementam ? Pois eu estou simplesmente incrédula ! 💔

    ResponderExcluir
  8. Olá Tiza, amei sua resenha 💖
    Acabei de ler "Veneno", e preciso saber, por favor... O final foi aquele mesmo, ou os outros livros se complementam ? Pois eu estou simplesmente incrédula ! 💔

    ResponderExcluir