[RESENHA]: Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum



Título: Três Coisas Sobre Você
Autor: Julie Buxbaum
Páginas: 228
Ano de Publicação: 2016
Editora: Arqueiro
Sinopse: “Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante....”


Ainda estou sem saber como começar a resenha de um livro que eu amei tanto! Desde o lançamento de “Três Coisas Sobre Você” eu fui fisgada pela capa e sinopse do livro, afinal, essa capa é linda né mores? E esse “mistério” envolvendo AN, a temática do livro, tudo me deixou mais curiosa ainda! Então, quando ganhei a obra em um sorteio no BLOG Vida & Letras (visitem o blog do Dih, ele é um amorzinho!), dei mil pulinhos de alegria e comecei ansiosamente essa leitura. A capa é juvenil? Sim. A história também? Com certeza haha. E por esse motivo muita gente pode “não dar nada por ele”, mas garanto que á história é super fofa, bem construída, com personagens carismáticos e um desenrolar super bacana!


Jessie é uma jovem que teve a sua vida virada de cabeça para baixo. Sua mãe morre, seu pai se casa novamente, e se muda para a casa da nova esposa, onde eles terão um padrão de vida completamente diferente do que Jessie teve a vida toda. A madrasta de Jessie é rica, tem um filho que não aceita muito o novo casamento, e deseja que Jessie se adapte a nova vida o quanto antes. Ela não chega a ser uma pessoa ruim, mas é nítido que ela percebe a diferença de padrão de vida entre eles, e quer que Jessie e seu pai se adaptem ao novo estilo de vida, e isso inclui tentar mudar as roupas do pai de Jessie, matriculá-la na escola rica e elitizada do seu filho, enfim...

Apesar de tudo, Jessie é uma garota bem tranquila. Esperava alguém que chorasse, sofresse e se lamentasse o tempo todo, mas não. Ela entende que às vezes mudanças são necessárias, e faz de tudo para se mostrar compreensiva com a nova situação, principalmente em solidariedade ao seu pai. Mas claro que nem tudo são flores não é? Nova escola, novos amigos, novos inimigos também. É complicado se enturmar quando todas as pessoas olham pra você com aquele olhar de “você não pertence a esse lugar”. Jessie se sente um pouco perdida, isolada, e é nesse ponto que entra nosso segundo personagem principal, o Alguém Ninguém.        
“Tenho observado você no colégio. Não de modo doentio, mas agora me pergunto: será que o simples fato de eu ter usado a palavra “doentio”, por definição, me torna doentio? De qualquer forma, acontece que... Você me intriga. Já deve ter notado que a nossa escola é um mundo vasto de barbies e kens, quase todos louros e de olhos vazios, e alguma coisa em você – no seu jeito de andar, falar e na verdade não falar, apenas observar a todos nós como se fizéssemos parte de um documentário bizarro do national geographic – me faz pensar que você pode ser diferente de todos os idiotas da escola.
Eu fico com vontade de saber o que se passa nessa sua cabeça. Vou ser sincero: não costumo me interessar pelo que há na cabeça dos outros. A minha já dá trabalho suficiente.
O objetivo deste e-mail é oferecer meus conhecimentos. Desculpe ser o portador de más notícias: não é fácil se orientar nos territórios ermos do colégio wood valley. O lugar pode parecer caloroso e receptivo, com a ioga, a meditação, os cantinhos de leitura e o carrinho de café (desculpe: o karrinho de kafé), mas, como todos os outros colégios do ensino médio (ou de um jeito até pior), é uma droga de uma zona de guerra.
Por isso me ofereço como o seu guia espiritual virtual. Sinta-se livre para fazer qualquer pergunta (a não ser, claro, sobre a minha identidade), e vou me esforçar ao máximo para responder a você: com quem fazer amizade (lista curta), de quem manter distância (lista maior), por que não se deve comer o hambúrguer vegetariano do refeitório (longa história, você nem vai querer saber), como tirar 10 na prova da sra. Stewart e por que você nunca deve se sentar perto do ken abernathy (problema de flatulência). Ah, e tenha cuidado na aula de educação física. O sr. Shackleman faz todas as garotas bonitas darem voltas extras pela quadra para poder olhar a bunda delas.
Parece informação suficiente por enquanto.
E, só para constar, bem-vinda à selva.
Atenciosamente, alguém ninguém.”
Eita! O que vocês fariam se, em um belo dia, checassem sua caixa de entrada de emais, e vissem um email desses? A Jessie optou por ouvir e responder o Alguém Ninguém (carinhosamente chamado de AN) e a partir daí, eles começam uma amizade, e AN vai ajudando Jessie a sobreviver a selva que é o ensino médio em uma nova escola. Muita coisa acontece a partir desse ponto, ficamos muito curiosos para saber quem é o AN, e quando descobrimos, não poderia ser mais satisfatório! A autora deu várias pistas durante o livro, eu apostei e acertei, mas mesmo assim, acompanhar Jessie nessa descoberta é muito fofo! 


Três Coisas Sobre Você é um livro juvenil, que aborda temas comuns para essa idade, como bullying, preconceito, amadurecimento. É narrado em primeira pessoa pela Jessie, e isso é muito bom, pois ela nos conquista com seu modo de ser e suas atitudes. Os personagens secundários são todos muito bem desenvolvidos, e ninguém está ali para “preencher espaço”, todos tem algo a acrescentar a história, e tornam tudo mais leve e ao mesmo tempo construtivo. A questão da Jessie ter perdido a mãe não é algo que pese a história, pelo contrário, é tratada de forma muito leve e doce, uma vez que Jessie tem muitas lembranças boas com a sua mãe, e essas são as mais exploradas no livro. O romance envolve um certo mistério, ficamos tão na dúvida quanto Jessie, mas é de uma fofura imensa, e lógico que torcemos muito por um final feliz!

Foi fim, foi uma leitura maravilhosa, capaz de me arrancar muitos suspiros e sorrisos. É um livro capaz de agradar a vários públicos, pelo simples fato de ser bem escrito, leve, além de nos fazer pensar sobre as coisas mais simples da vida e na importância delas. Recomendo a leitura para todos os fãs do gênero!

Beijos e até a próxima!

Comentários
10 Comentários

10 comentários :

  1. Oi! Eu li esse livro quando foi lançado e por ter acabado de ler um romance adolescente também, não senti todas as coisas maravilhosas que achei que iria sentir ao concluir essa leitura. Foi um livro bom sim, mas não foi memorável. Mesmo assim amei descobrir quem era AN e amei ver a Jessie se reerguendo depois da morte da mãe.
    Beijo!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Miriã, tudo bem?
      Eu sei como é esse sentimento, realmente não é um livro extraordinário, mas cumpre bem seu papel, e passa uma mensagem bacana né? Eu amei!
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Ola se você gosta de livros visite o blog:
    http://eloidemar.blogspot.com.br/
    Visite estamos disponibilizando mais de 20.000 livros para o seu deleite, estamos postando conforme vamos organizando o nosso conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana Luiza!
    Três Coisas Sobre Você é uma das minhas leituras amorzinhas do ano passado.
    Eu ameeeeeeeeeei!
    <3
    É juvenil sim, mas eu amo livros assim, hahaha. Eu esqueci de amadurecer, sabe?
    E mesmo falando de temas juvenis, achei o livro tão maduro ao tratar do luto, das tristezas, do bullying...
    Enfim, é um livro lindo, né?

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Teca, tudo bem?
      Bem-vinda ao meu blog!
      Eu também amei esse livro, eu já imaginava que ele não seria profundo nem nada do gênero, e achei que ele cumpriu lindamente o seu papel, e passou uma mensagem importante de uma forma bem singela, amei!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oi Ana, tudo bem? Eu ainda não li, mas tb estou encantada com essa capa e pela sinopse e sua resenha parece ser uma boa leitura. Adoro quando os secundários acrescentam algo na história, deixa o enredo bem rico. <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mi, tudo bem?
      Essa capa é mesmo muito fofa né? Inicialmente fui conquistada por ela rs. Os personagens secundários são todos ótimos! Leia quando tiver oportunidade!

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Ana!
    Eu já vi muitos comentários positivos sobre o livro, mas por agora não ando na vibe de livros juvenis no estilo...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, tudo bem?
      Ah, a gente tem que ler quando sente que é o momento certo mesmo né? Se não não adianta... Espero que você leia e goste!

      Beijos!

      Excluir