[RESENHA]: Boneco de Pano - Daniel Cole


Título:  Boneco de Pano
Autor: Daniel Cole
Páginas: 336
Ano de Publicação: 2017
Editora: Arqueiro
Compre Aqui: Boneco de Pano - Amazon
Skoob: Boneco de Pano
Sinopse: "VOCÊ ESTÁ NA LISTA DE UM ASSASSINO. E ELA DIZ QUANDO VOCÊ VAI MORRER. O polêmico detetive William Fawkes, conhecido como Wolf, acaba de voltar à ativa depois de meses em tratamento psicológico por conta de uma tentativa de agressão. Ansioso por um caso importante, ele acredita que está diante da grande chance de sua carreira quando Emily Baxter, sua amiga e ex-parceira de trabalho, pede a sua ajuda na investigação de um assassinato. O cadáver é composto por partes do corpo de seis pessoas, costuradas de forma a imitar um boneco de pano. Enquanto Wolf tenta identificar as vítimas, sua ex-mulher, a repórter Andrea Hall, recebe de uma fonte anônima fotografias da cena do crime, além de uma lista com o nome de seis pessoas – e as datas em que o assassino pretende matar cada uma delas para montar o próximo boneco. O último nome na lista é o de Wolf. Agora, para salvar a vida do amigo, Emily precisa lutar contra o tempo para descobrir o que conecta as vítimas antes que o criminoso ataque novamente. Ao mesmo tempo, a sentença de morte com data marcada desperta as memórias mais sombrias de Wolf, e o detetive teme que os assassinatos tenham mais a ver com ele – e com seu passado – do que qualquer um possa imaginar. Com protagonistas imperfeitos, carismáticos e únicos, aliados a um ritmo veloz e uma deliciosa pitada de humor negro, Boneco de pano é o que há de mais promissor na literatura policial contemporânea."
Olá pessoal, tudo bem com vocês? A resenha de hoje também segue a linha de gênero romance policial, e foi uma das minhas melhores leituras do ano! Boneco de Pano foi um título muito aguardado por mim, por conter uma premissa maravilhosa, uma sinopse que já nos enche de expectativas, e, confesso, uma capa bem linda né? Eu amei a leitura (A Arqueiro sempre arrasa nas publicações policiais), não consegui largar o livro enquanto não terminei, e hoje vim contar um pouquinho sobre o que eu achei dessa história.


Em Boneco de Bano conhecemos o detetive Wolf, um policial que foi afastado de suas funções por um tempo, por ter se envolvido demais em um caso e quase matado um suspeito de um crime. Wolf fez tratamento psicológico, e estava voltando moderadamente as suas funções, quando sua colega, Emily Baxter, pede sua ajuda em uma cena de crime próxima a casa do detetive. Ao chegar ao local do crime, Wolf encontra o que parece ser um boneco, composto por partes do corpo de 6 pessoas diferentes. Logo Wolf faz duas constatações importantes: 1 – a cabeça do “boneco” pertence ao suspeito que ele quase matou em um tribunal (atitude que causou seu afastamento da polícia), 2 – o “boneco” está apontando para o apartamento de Wolf.


As investigações começam, e logo a mídia se envolve, principalmente devido ao envolvimento de Wolf no caso, uma vez que ele já foi alvo de grandes críticas na mesma. E então, Andrea, a ex-esposa de Wolf e também uma repórter que deseja se tornar ancora, o procura com revelação muito importante a fazer: recebeu fotos do “Boneco de Pano”, e uma lista com o nome de 6 pessoas e as datas que elas iam morrer, e um dos nomes, era o de Wolf.

Nesse momento, a polícia percebe que os assassinatos tem alguma ligação com Wolf e o caso polêmico de anos atrás, que custou muita coisa ao detetive. A polícia procura, além de identificar as vítimas, alguma ligação entre as mesmas, e quanto mais fundo vão na investigação, mais as coisas vão se complicando. Wolf novamente se envolve demais no caso, o que preocupa todos a sua volta, pois seu comportamento se torna violento, imprudente e em alguns momentos, comprometedor. 


Quanto mais o tempo passa, mais o comportamento de Wolf fica violento, até que ele é afastado do caso. Enquanto isso, um detetive novato na delegacia, começa a seguir uma nova linha de raciocínio, e faz descobertas surpreendentes sobre o caso, provando que Wolf poderia estar mais envolvido do que todos imaginavam. Mas será que as coisas realmente são o que parecem? Pode a vítima também ser o culpado? Ou tudo faz parte de uma história muito maior, que todos estão longe de descobrir? A reta final da história é eletrizante, cheia de reviravoltas e surpresas, não sabemos em quem confiar ou em quem acreditar. Wolf se mostra um personagem mais complexo do que se espera, e consegue surpreender todos a sua volta. 


Como a fã de romances policiais que sou, não tem como não ter amado esse livro. Daniel Cole construiu um enredo surpreendente, onde todos os fatos de ligam de forma perfeita. Todos os personagens são bastante realistas, com suas imperfeições, defeitos e atitudes. O núcleo central é formado por Wolf, Emily, O Novato (confesso que eu esqueci o nome dele, e o livro não está aqui perto agora) o parceiro de Wolf, o capitão da polícia e Andrea, a ex-esposa de Wolf, e todos eles tem um papel super importante na história. 

Apesar de a sinopse dar a entender que "Emily" seria o foco da narrativa, achei ela bem "segundo plano". É sim uma personagem muito boa, e faz ótimas contribuições a história, mas o foco ali sempre foi o Wolf, acho mesmo que até o investigador Novato teve uma participação muito mais significativa que a dela. Não me conectei tanto com ela, em certos momentos ela é bem imatura e pirracenta, mas isso a torna também um pouco mais realista. 

Wolf é um personagem bem interessante. Largado na vida (haha), extremamente dedicado ao trabalho, viu sua vida pessoal e profissional ruir ao se envolver demais em um caso anos atrás, quando ele tinha certeza de que o suspeito era culpado, e ao ver o mesmo ser inocentado, quase matou o sujeito dentro do tribunal. A polícia o crucificou, o prefeito, a mídia. E mesmo depois que foi provado de que ele estava certo, a vida de Wolf já tinha sido completamente mudada, e seu destino traçado, muito mais do que todos imaginavam. Ele tem o perfil policial que estamos acostumados a ver em livros do gênero e filmes: impulsivo, inconsequente, disposto a tudo para solucionar um caso. Leva para o lado pessoal a caça ao assassino, e isso traz consequências enormes para ele e todos a sua volta. 

O final dessa história é eletrizante e surpreendente! O desenrolar e esclarecer dos fatos nos deixam preocupados, apreensivos. Duvidamos do que é certo e errado, e em alguns momentos do que é justificável e o que não é. Somos surpreendidos até a última página, e ainda terminamos com um gostinho de quero mais!

Com certeza foi uma leitura extremamente satisfatória, uma das melhores de 2017! A edição da Arqueiro está impecável, e recomendo a todos os fãs do gênero! 
Espero que tenham gostado da resenha, beijos e até a próxima!


Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Oi Ana! Tudo bem?

    A capa e sua resenha foram o que me atraíram, mas ainda não tenho certeza se compraria e leria este título.

    Parabéns pela resenha, ficou muito boa!

    Vem conhecer meu site! =]

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor!
      A capa desse livro é bem interessante mesmo, foi ela quem chamou a minha atenção para o título haha! Fico feliz que tenha gostado da resenha :)

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oiii Ana!

    Faz tempo que não leio um livro do gênero, realmente esse tem uma pinta interessante. Fica anotado na lista pra quando surgir a oportunidade.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!
      Esse tem uma premissa ótima mesmo, eu recomendo muito!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Ah que saudade de ler um bom romance policial! Ultimamente tenho saído da minha zona de conforto e tentado outros gêneros, por isso tem meses que não leio nada policial kkkkk Fiquei muitoooo curiosa para saber os mistérios que me aguardam com esse livro, e estou ficando apaixonada com o estilo de resenha que você adota. Parabéns! Um abraço <3

    www.marshmallowcomcafe.life

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Yana!
      Ah esse livro é maravilhoso, eu recomendo muito! Espero que você leia e goste! E fico muito feliz que esteja gostando das resenhas :)
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir