[RESENHA]: Antes de Casar - Bárbara Machado


Título: Antes de Casar
Autor: Bárbara Machado
Páginas: 2016
Ano de Publicação: 292
Publicação: Independente
Compre Aqui: Loja Antes de Casar
Skoob: Antes de Casar 


Sinopse: "Catarina era uma jovem mulher que tinha tudo planejado: o casamento perfeito, o homem ideal, finalmente a vida adulta e independente que tanto almejava. Até que, de um dia para o outro, tudo muda: o casamento não passa de um sonho, o príncipe vira sapo e a brutalidade da vida adulta se mostra bem diante de seus olhos. De volta ao mundo dos solteiros, Catarina se redescobre como indivíduo e percebe que, a não ser que se torne tão desapegada quanto os homens que passam por sua vida, seu coração continuará sendo partido. Mas será que suas aventuras entre mesas de bar e festas agitadas podem substituir o antigo sonho de um final feliz? Entre altos e baixos que fazem parte da transição da juventude para a vida adulta, Catarina vai aprender que o amor não é bem como ela imaginava."

Catarina é uma mulher apaixonada, feliz com o emprego, as amigas, o namorado que mais parece um príncipe de contos de fadas, e que espera ser pedida em casamento no aniversário de namoro. Só que as coisas não saem nada como o planejado, e seu namorado, Arhtur, termina com ela bem no dia, sem dar nenhuma explicação.

A partir daí a vida de Cat muda de cabeça para baixo. Seus dois grupos de amigos (grupo das meninas, e o grupo dos meninos do paintball, que não se misturam) fazem de tudo para anima-la, mas Cat só quer saber de pijama, comida e séries. Ela tinha todo um planejamento de vida, e quando tudo é tirado dela, ela fica sem saber o que fazer.

Mas não se preocupem, toda fase de bad tem seu fim, e quando a da Cat acaba é que a história começa de verdade haha. Catarina começa a perceber o quanto seu antigo relacionamento a privava, oprimia, o quanto ela abriu mão de ser quem realmente era para agradar alguém, o quanto se afastou de pessoas que eram importantes, e principalmente o quanto não estava preparada para se casar. Havia tanto a viver, conhecer, errar, amadurecer, e finalmente Catarina está pronta para passar por tudo isso. E claro que no meio do caminho vão vir novas decepções, novos tombos, mas também vão vir pessoas incríveis e histórias maravilhosas pra contar para os netos depois. Isso é viver não é? 


O maravilhoso desse livro, é que ele não foca na dor do término, na procura de um novo amor ou em um romance específico, aborda tudo isso sim, mas é muito mais que isso! O foco sempre foi o amadurecimento da Cat, e o quanto ela precisava se conhecer, se amar e se entender antes de buscar uma pessoa para ter ao lado. Cat aproveitou todas as fases da vida, fez novas amizades, aprendeu a ser independente, a não precisar de ter alguém para ser feliz, e isso foi o mais importante. Além disso, o livro fala da importância da amizade, da família e de como é legal passar por todas as fases da vida, sem correr com nada entendem?  

Por falar em amigos,  os da Cat são os melhores! Os meninos de paint-ball são muito engraçados e a tratam como se ela realmente fosse um deles(as vezes até esquecem que ela é uma mulher haha). E as meninas são uma loucura sem fim! Cada uma com a sua personalidade bem distinta, e juntas formando um grupo incrível! A Mari foi a minha preferida! E não posso deixar de comentar sobre dois boys importantíssimos na narrativa: o primeiro foi o irmão da Cat, que mesmo sendo mais novo, se demonstrou super maduro, companheiro e um amor só. E claro, temos que falar sobre o Diego não é mesmo? Ele foi fundamental no processo de cura da Cat, foi amigo (uma amizade bem colorida) e se mostrou ser tudo que ela precisava no momento em que ela precisava!


Antes de casar é um livro incrível, cheio de referências literárias e nerds, festas, confusões, amizades e muito amor! Entrou para a lista dos preferidos e que eu recomendo muito!


Espero que tenham gostado da resenha, beijos e até a próxima!



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário