[RESENHA]: Cordialmente Cruel - Maureen Johnson (Truly Devious #1)

 

Título: Cordialmente Cruel

Autor: Maureen Johnson

Páginas: 320

Ano de Publicação: 2019

Editora: HarperCollins

Skoob: AQUI

Compre Aqui: Amazon


Sinopse: "O Instituto Ellingham é um famoso colégio privado em Vermont. Fundado por Albert Ellingham, um magnata do início do século XX, é um local maravilhoso, repleto de charadas, caminhos mirabolantes e jardins. “Um lugar”, nas palavras de seu criador, “onde aprender é um jogo.” Porém, em 1936, logo após a abertura da escola, a esposa e a filha de Ellingham são sequestradas. A única pista digna de ser seguida é uma debochada carta listando métodos para cometer um assassinato, assinada com o pseudônimo “Cordialmente, Cruel”. A polícia não consegue resolver o crime, que se torna um dos grandes enigmas da história dos Estados Unidos. Algo como aquilo jamais poderia acontecer novamente, é claro. Anos depois, Stevie Bell, aluna e detetive amadora, está pronta para começar seu primeiro ano no Instituto Ellingham, e tem um plano ambicioso: solucionar esse antigo caso. Isto é, depois de lidar com sua exigente vida escolar, seus deveres de casa e seus excêntricos colegas de classe. Mas algo estranho acontece. Cordialmente Cruel faz um retorno surpresa e a morte revisita a escola. O passado ressurge das cinzas. Alguém que se safou de um assassinato ainda está vivo. Será que Stevie e seus amigos vão conseguir desvendar a identidade do dono da assinatura?"

Imaginem uma escola frequentada pelos jovens mais promissores em diversas áreas, onde são estimulados a desenvolver suas habilidades através de jogos e estímulo lúdico; esse é o Instituto Elligan, fundado pelo magnata de mesmo nome na década de 30. Uma escola construída em uma região isolada e de difícil acesso, mas com todo o conforto que o dinheiro pode comprar e várias construções para moradia e desenvolvimento dos estudantes (e de Elligan e sua família também).

Era para ser perfeita se não fosse uma tragédia: a esposa e a filha de Elligan são sequestradas é uma aluna é assassinada. O sequestrador deixou uma carta com uma charada, assinada por “Cordialmente, Cruel”, mas as mulheres nunca foram encontradas, e a charada desvendada.

80 anos depois uma nova turma chega a escola e dentre eles está Stevie Bell, uma jovem que deseja ser investigadora do FBI e com fixação por Ágatha Christie e Sherlock Holmes. Stevie estudou toda a história do Instituto Elligan e acredita que pode resolver o crime acontecido há tantos anos, mas o que ela não esperava é que um novo crime aconteça, e a volta de “Cordialmente Cruel”.

Dividida entre crises de ansiedade e teorias de conspiração, Stevie começa a se perguntar se Cordialmente Cruel realmente está de volta, se é um imitador ou a sua obsessão fazendo-a tirar conclusões precipitadas. Afinal, o que é real e o que não é?

Essa foi uma leitura que me impactou já nas primeiras páginas com um acontecimento que eu não esperava, e a partir dali minhas expectativas cresceram e foram supridas (Amém!). A história é contada em duas linhas temporais, e ao mesmo tempo que acompanhamos o sequestro em 1930, vemos as consequências e talvez a história se repetir nos anos atuais. Isso aumenta a expectativa além de nos fazer criar várias teorias sobre quem pode estar por trás de Cordialmente Cruel.

O início da história é um pouco lento sim. Ele joga um grande acontecimento, uma longa passagem de tempo e aí a história fica mais lenta, somos apresentados aos novos personagens, a história da escola, e vemos o enredo ser construído aos poucos. Por ser o primeiro livro é compreensível que seja mais "introdutório". Depois disso a história começa andar e ficamos extremamente envolvidos.

O ambiente lúdico do instituto ajuda a criar uma atmosfera de irrealidade, e a forma como a autora criou os inúmeros personagens nos fazem criar ainda mais teorias. Stevie é muito inteligente e perspicaz e consegue desvendar muita coisa, mas ainda assim está bem claro que falta muito para que ela tenha um panorama completo de toda a história.

E não só a Stevie como vários personagens tem muitas história pra contar viu? Foi outra coisa que me chamou a atenção nesse livro, apesar de ela ser a personagem principal a sua história não é taaaaão trabalhada assim, a gente se concentra muito mais na investigação, em o que podemos descobrir sobre as histórias dos outros.

O livro tem uma reviravolta surpreendente no final e deixa vários ganchos para a continuação. É uma leitura empolgante, jovem, mas com vários mistérios e um leve suspense que nos prende as suas páginas e deixa ansiosos pelo que está por vir!



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário