[RESENHA]: A Pequena Livraria Dos Sonhos - Jenny Colgan

 

Título: A Pequena Livraria dos Sonhos

Autor: Jenny Colgan

Páginas: 304

Ano de Publicação: 2019

Editora: Arqueiro

Skoob: AQUI

Compre Aqui: Amazon

Sinopse: "Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer. Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar. Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar. Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.”

Eu acredito que todo livro tem um momento certo para ser lido, e com A Pequena Livraria dos Sonhos foi exatamente assim. Talvez se tivesse lido antes não teria visto toda a mensagem de coragem e amadurecimento por trás dessa história. O livro conversa conosco, e isso fica bem claro na mensagem inicial deixada para nós, leitores. Jenny Colgan é uma leitora apaixonada e escreveu uma história para leitores, “Porque fala sobre leituras e sobre livros, e sobre como essas duas coisas são capazes de mudar a sua vida sempre para melhor.”

Em A Pequena Livraria dos sonhos conhecemos Nina, uma bibliotecária completamente apaixonada pelo que faz que vê seu mundo desmoronar quando descobre que a biblioteca onde trabalha vai fechar. Nina não consegue achar um novo emprego que consiga se identificar e para piorar Surinder, sua colega de apartamento não aguenta mais os milhões de livros de Nina espalhados por todos os cantos da casa.

Até que um anúncio em um jornal desperta uma centelha de esperança: uma van a venda que ela pode transformar em livraria volante! Num impulso de coragem, Nina pega todas as suas economias, larga tudo viaja para a Escócia e embarca nessa aventura que pode (e vai) mudar toda a sua vida!

“Algumas pessoas passam a vida inteira sem conseguir tomar muitas decisões, sem querer se comprometer, sempre com medo de tentar algo novo. É claro que essa própria postura é, em si, uma decisão. Sempre chegamos a algum lugar, por resultado do nosso esforço ou pela falta dele.” – PÁG 36.

É muito fácil para todo leitor se identificar com a Nina. É uma leitora apaixonada, que gosta de falar sobre livros, indicar leituras e consegue encaixar uma história em cada situação da sua vida. Quando Nina é tirada da sua zona de conforto e precisa buscar uma maneira de ganhar a vida, ela se inspira em muitas de suas heroínas e se arrisca, em busca do seu sonho!

Na pequena  cidade de Kirrinfief Nina encontra a sua van, sua nova vida e muito mais. Inicialmente ela lida com o machismo por ser uma mulher dirigindo uma van, algumas pessoas não levam a sério seu objetivo de ter uma livraria itinerante, mas logo ela consegue conquistar seus novos vizinhos e sua livraria vira um sucesso!

Aos poucos acompanhamos o amadurecimento de Nina. No início ela é muito influenciada pelas suas leituras e espera que tudo seja um conto de fadas. Isso faz com que as vezes ela tenha atitudes imaturas e egoístas. Morar em Kirrinfief a coloca de vez no “mundo real”, e ela aprende a ver o mundo fora das páginas, a lidar com os sentimentos alheios, a sentir as consequências das suas atitudes na vida alheia.

O livro nem precisava de um romance para ser perfeito, mas têm e é até fofo apesar de ter ficado em segundo plano durante toda a leitura. O foco é mais a processo de autoconhecimento da Nina, e quando o romance finalmente acontece é tudo muito rápido, já nos capítulos finais.

Kirrinfief é uma cidade pequena, onde todo mundo se conhece. Como Nina sempre viveu na cidade grande, fazer parte de uma comunidade onde as pessoas cuidam umas das outras, se importam, é algo muito novo e inspirador pra ela. Além disso, a livraria é bem recebida por todos e cria uma conexão ainda mais forte. Outra coisa que me encantou é a descrição das paisagens da Escócia, a cada livro que leio com esse cenário me faz ter ainda mais vontade de conhece esse lugar viu? Nina encontra um verdadeiro paraíso, que pode finalmente chamar de lar.

A pequena livraria dos sonhos nos traz uma mensagem muito forte sobre correr atrás dos nossos sonhos, buscar a nossa felicidade e não ter medo dos desafios, mesmo que pareça que nada vai dar certo.

“O importante é fazer alguma coisa. Se cometer um erro, é só consertar. Mas se você não fizer nada, nunca terá nada para consertar. E a sua vida pode acabar virando um arrependimento sem fim.” – PÁG 48.

O livro faz parte do selo ROMANCES DE HOJE, da Editora Arqueiro, que possui outros livros da autora publicados!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário