Adaptação Literária : As Vantagens de Ser Invisível


Título: As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Páginas: 223
Editora: Rocco

Sinopse:Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.
Olá pessoal! Eu sou a Giovanna, e essa é a minha primeira postagem no blog. 

Cultivo grande amor pela literatura e pela cinematografia, ambos chamam a minha atenção e me fazem viajar nas histórias. Devo admitir que durante certo tempo nutri um preconceito à  filmes inspirados em livros. Tenho a sensação de que está incompleto, foi resumido, que não passa a mensagem e que o filme empobrece a boa história do livro. Atualmente tenho trabalhado nisso; o que acontece é que me envolvo demais, entro na história, vivo com e como os personagens e depois, quando essas sensações não são despertadas vendo um filme, me frustro. Como minha primeira postagem no blog queria que fosse algo diferente, que quebrasse esse meu preconceito que já é coisa do passado. Com isso, trago hoje um livro que amei de todo o coração e quando vi o filme me apaixonei ainda mais, consegui sentir no livro e ressentir no filme todas as sensações maravilhosas que a história proporciona.

Li As Vantagens De Ser Invisível há um tempo, e me apaixone completamente pela história (sabe quando você tem que interromper a leitura porque tem que chorar ou rir muito? Então, exatamente assim). Charlie tem 15 anos e como todo adolescente nessa idade está passando por uma fase de descobertas e questionamentos. A complexibilidade do personagem é desenvolvida e descoberta pelo leitor no transcorrer do livro, sendo uma leitura sensível com sutilezas que devem ser captadas pelo leitor. Charlie escreve cartas para um amigo anônimo e são essas cartas que juntas compõe a narrativa.  O livro fala sobre traumas vividos pelo personagem, sua fase adolescente e suas descobertas, a família, os amigos e sua percepção de mundo. O enredo é muito bem construído e todas as cenas do livro se ligam e se justificam (Nossa como AMOOO esse livro!).


Passando para o cinema, a produção de As vantagens de ser invisível ficou sensacional. Quando vi o filme já tinha lido o livro, e devido a esse fato, não criei muitas expectativas de que seria uma boa reprodução cinematográfica. Felizmente quebrei a cara, o filme conseguiu captar com muita sensibilidade os aspectos do livro e particularmente atribuo boa parte desse sucesso a participação do autor do livro, Stephen Chbosky para a produção do roteiro e direção executiva. 

As cenas foram bem montadas e os atores bem selecionados. Foram fieis aos detalhes do livro não excluindo nenhum coadjuvante, nem modificando cenários descritos no livro. No livro são citadas diversas músicas de clássicos do rock alternativo, e no filme além de também mostrarem essa parte da obra foi colocado na trilha sonora do filme parte dessas músicas.

O filme me encantou e a sensibilidade com a qual foi trabalhada me fez rever meus conceitos a respeito de filmes X livros.  O conjunto das obras me propiciou uma experiência única, são para todas as idades, mas acho que nenhum adolescente deveria deixar de ler o livro e/ou ver o filme. Fantásticos, em gênero número e grau.

Se tiverem oportunidade, leiam o livro, vejam o filme! Sintam-se infinitos! <3

Espero que tenham gostado, até a próxima!
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Bem vinda ao blog! Adorei seu post de início.
    Li esse livro há muito tempo por pdf mas pretendo comprar uma versão física porque acho a história sensacional.
    Concordo com você, que gostou do filme, porque achei a escolha do elenco maravilhosa e foi muito bem produzido!!
    A frase em que Charlie diz que é infinito me arrepia toda.
    Beijos,
    Carol | Fantasma Literário
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. olá geovana td bem?

    ainda não li o livro e nem o filme, gostei da resenha.
    a premissa parece ser bem interessando , vou comprar o livro e assistir o filme beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente amei o filme e o livro, devo admitir que li o livro alguns anos antes do filme e foi ótimo receber a notícia que seria lançado o filme.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  4. Olá Gê, eu amei o filme. Achei interessante a forma que ele retrata sobre as possíveis situações que os adolescentes passam atualmente.

    Na sinopse está inscrito: "...daquela música perfeita que nos faz sentir infinito". Como na cena do filme, eu quero subir atrás de uma caminhonete e ouvir a música que me leva ao infinito. Quem sabe um dia. rsrs

    Ainda não li o livro, mas com certeza está na minha lista.

    :)

    ResponderExcluir
  5. Oi querida,

    As Vantagens de ser Invisível é uma história maravilhosa, tanto em filme quanto em livro. O livro é melhor, claro, mas o filme é muito bom e consegue passar bem a essência da obra!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  6. Um dos livros/filmes que até hoje me emocionam demais... <3 <3 <3
    Valeu pela inspiração, Giovanna!!

    Bjs,
    Rebeca

    http://blogpapelpapel.blogspot.com

    ResponderExcluir