PRATICANDO O AUTOCUIDADO

Foto retirada da internet.

O período de quarentena não foi fácil pra muita gente. No meu caso trouxe muitas crises de ansiedade que se manifestaram com insônia, compulsão alimentar e consequentemente aumento de peso, e a pior de tudo, a perda do meu pai. No início não foi nada fácil pra mim. Eu não conseguia me concentrar, montar uma rotina que me desse um rumo sabe? E ai me sentia mais frustrada ainda por não conseguir lutar contra tudo o que eu estava sentindo.

Até que aos poucos as coisas começaram a mudar, a partir do momento que eu comecei a praticar o autocuidado. Entendi que em vários aspectos precisamos de ajuda externa sem dúvida, mas em muitas outras coisas, o cuidado vem de dentro pra fora; está em a gente se amar, se entender e se respeitar. Eu comecei a olhar tudo em mim que eu não estava satisfeita e pensar "como eu posso mudar isso?", "isso está errado mesmo, ou eu estou me cobrando demais?".


E a partir dessas reflexões, eu passei a mudar algumas coisas da minha vida, cuidar da minha saúde mental, e hoje vou compartilhar com vocês quais as mudanças que tem feito tão bem pra mim.


. RESPEITE O SEU TEMPO

Eu sempre fui a pessoa que quer fazer tudo de uma vez, pra ontem, e quando não consegue isso, se frustra. O primeiro passo pra sair desse ciclo foi entender que tudo tem o seu tempo, e parar de me comparar com as outras pessoas. Parei de querer ser a pessoa super realizada antes dos 30, com a vida toda resolvida, e deixei que as coisas sigam o curso natural. Não deixo de investir em mim, mas sem a pressa, a pressão da urgência, tenho conseguido me focar muito mais nos meus objetivos.


. CUIDE DA SUA SAÚDE FÍSICA

Seu corpo é o seu templo. Durante muito tempo eu vivi uma relação de ódio com meu corpo, por todas as imperfeições que as vezes só eu via, até eu entender que o ódio não leva a nada além de mais insatisfação. Comecei com pequenas mudanças, mudar a alimentação, ir a academia, fazer cessões de skincare semanais (estou viciada em usar máscara de argila no rosto!) e tirar esse momento pra mim, para me cuidar, tem me feito muito bem!


. TENHA MOMENTOS DE LAZER

Momentos de lazer trazem leveza para a vida. Leia (sem prazos e obrigações), assista filmes, veja séries, conheça novos lugares, desenvolva novos hobbies. Cozinhar é algo que me distrai bastante, e fotografar livros é algo que desperta a minha criatividade e me faz bem. 


Além disso: invista em você! Em ser a sua melhor versão, a que te agrada e faz você se sentir satisfeita. Mas viva esse processo com calma, respeitando limites. Mantenha uma rede de apoio, é essencial ter pessoas a nossa volta que se preocupam com o nosso bem estar. E sempre que possível, faça terapia!


Hoje eu sou uma pessoa melhor que em 2020. As crises ainda existem, mas em menor intensidade, e hoje meu foco está em não desistir de mim! Espero que esse post te faça refletir sobre o seu processo de autocuidado e  te ajude de alguma forma!

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Oi, Ana
    Eu acho vital a gente ter um dia de auto cuidado, sabe? Sair das redes sociais e focar em si mesmo, seja fazendo algo divertido pela gente, ou um skincare. Eu amo sair sozinha, conhecer um bom restaurante, fazer hidratação no cabelo e cuidar da pele. Sinto que fico bem comigo mesma e a saúde mental muito melhor tbm <3
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    Quando a pandemia estourou, eu não imaginei que fosse se estender tanto e que eu teria as reações que tive. Meu cabelo caiu demaaaaaaaaais e minha ansiedade voltou. No primeiro ano, eu mergulhei nas leituras para fugir da realidade, mas voltando a trabalhar presencial eu tive que enfrentar tudo de frente de novo e acho que o auto-cuidado aqui dobrou,sabe?
    Eu preciso de escapes para conseguir seguir em frente!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir